Noticia de Xique-Xique

AGRONEGÓCIO ACOMPANHA LICITAÇÃO PARA DRAGAGEM DE 320 KM DO RIO SÃO FRANCISCO . 

 Foto da Ipueira no Bairro da Ponta da Ilha em Xique-Xique-BA! Os agricultores do Oeste da Bahia e as empresas do agronegócio instaladas no Nordeste estão depositando suas fichas na licitação que deverá ser realizada para a dragagem do rio São Francisco entre as cidades de Ibotirama e Pilão Arcado . 

Matéria do Extra Online de 14/05/14! A licitação prevista ocorrerá na modalidade pregão eletrônico, pelo menor preço, e será conduzida pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O edital da licitação prevê que a empresa vencedora realize obras de dragagem em 21 pontos críticos ao longo do trecho de 320 quilômetros. Se tudo correr conforme o previsto no cronograma, as obras deverão começar em junho e poderão estar concluídas em novembro, indicou a Codevasf ao Valor. Após a maior seca no Nordeste em mais de cinco décadas, o veio do "Velho Chico" minguou consideravelmente nos últimos dois anos. Em 2013, a Agência Nacional das Águas (ANA) determinou a redução da defluência na barragem de Sobradinho de 1300 m³ por segundo para 1100 m³ por segundo. Porém, os problemas de navegabilidade do rio São Francisco datam de antes da seca. As águas do rio nordestino já foram utilizadas pelas multinacionais do agronegócio Cargill e Bunge (através da Ceval Alimentos), além de Rodhia, Lafarge e Unilever (através da Cica Norte) e das nacionais Mauricea Alimentos e Caramuru Alimentos. 




Esta foi a penúltima a pular do barco, em 2006, quando desistiu também de um projeto de processamento de grãos por causa das dificuldades logísticas do interior da Bahia. A falta de conservação do canal hidroviário é apontado como o principal motivo de desistência da operação das empresas. A única empresa que atualmente utiliza o rio como via de transporte é a Icofort, que na safra 2013/14 transportou cerca de 24 mil toneladas de caroço de algodão do Oeste da Bahia até Juazeiro, onde está sua planta de processamento. O volume representa 25% do total consumido pela empresa em 2013/14. Porém, o presidente da companhia, Décio Barreto Jr., disse que se as obras "necessárias" não começarem este ano, a operação da Icofort no rio poderá ser interrompida. "Em junho já não vamos operar na hidrovia". Ele afirma que, para viabilizar economicamente o transporte fluvial no São Francisco, também é preciso realizar obras de derrocamento, que consistem na quebra das pedras do fundo do rio, além da sinalização do canal. Segundo o empresário, se o canal do rio São Francisco estivesse em bom estado, o custo do frete seria 20% mais barato que o atual valor pago para o transporte nas rodovias. Porém, devido à falta de conservação, a Icofort tem arcado com custos até 20% maiores que rodoviários. Por causa do baixo volume do rio, as embarcações chegam a demorar o dobro do tempo que durariam em condições regulares.  Na sexta-feira passada, dia 9, a empresa colocou nas águas do "Velho Chico" o primeiro comboio de caroço de algodão de seu "ano industrial" 2014/15 . 



Como o seguro morreu de velho, Barreto decidiu carregar o comboio com 2,4 mil toneladas, ou apenas 65% da capacidade total, para permitir que a embarcação ficasse leve o suficiente para não encalhar. A medida não foi suficiente para evitar problemas. Em apenas quatro dias, o comboio já está enfrentando dificuldades de avançar por causa do assoreamento do rio e da alta quantidade de pedras que já provocaram a quebra de algumas hélices da embarcação. O executivo acredita que o comboio levará ao menos dez dias para finalizar o trajeto, em um trecho em que normalmente é percorrido em cinco dias. Estima-se que a hidrovia do São Francisco tenha potencial para escoar ao menos 1,4 milhão de toneladas de soja, 2 milhões de toneladas de milho, 1,2 milhão de toneladas de caroço de algodão e 148 mil toneladas de algodão em pluma. Diferentemente de outros canais hidroviários, o curso do "Velho Chico" serviria para atender à indústria consumidora do próprio Nordeste, que hoje encontra dificuldades logísticas para acessar a produção de grãos do país.



Dragagem define-se como o serviço de desassoreamento, alargamento, desobstrução, remoção, derrocamento ou escavação de material do fundo de rios, lagoas, mares, baías e canais de acesso a portos. O principal objetivo é realizar a manutenção ou aumentar a profundidade. Com auxílio de dragas de sucção e recalque, é possível executar a remoção de materiais sólidos do fundo de corpos d’água como lodo e areia.



FONTE: JORNAL EXTRA ONLINE .

________________________________________________________________________________


Criminalidade tomou conta de Xique-Xique. Bandidos prometem ‘matar geral’ em 7 de setembro:
“Vai ser bala até no pessoal das bandas, vamos matar geral...”


Desfile de 7 de Setembro pode ser cancelado em Xique-Xique. Os motivos são os vários crimes cometidos no Município, em especial um ocorrido em sete de agosto, decorrente de brigas entre gangues rivais local.

É evidente nas postagens em redes sociais, em especial Facebook, que o crime tomou conta da cidade. Integrantes de gangues desafiam as autoridades com postagens claras, ameaçadoras, ostentação de armas etc. Em um dos comentários, um suposto integrante promete aterrorizar Xique-Xique no próximo 7 de Setembro, e avisa que a cidade será manchete. “Vai ser bala até no pessoal das bandas, vamos matar geral...”


Diante das ameaças, pais estão temerosos de que essas promessas venham a ser cumpridas. Muitos deixaram claro que seus filhos não participarão do desfile, escolas marcam reuniões para decidir se participarão ou não das comemorações. “Muitas escolas que haviam encomendado blusas para o desfile estão cancelando, quebrando os contratos; não irão mais confeccionar nenhuma roupa, tudo por conta do que pode acontecer em 7 de Setembro”, disse o proprietário da Ideia Confecções.

Imitando os grandes centros, criminosos deixam claro o não temor. Postar em redes sociais é moda, fotos são estampadas sem receio de serem pegos. “Acho interessante é que a maioria das pessoas sabe que é bandido, e quem não é. Mas a Polícia não faz nada, ou por temer, ou por não querer, pois basta uma simples investida, investigação para se chegar aos criminosos”, diz um comerciante que não quis se identificar.  


__________________________________________________________________________________

SEMANA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA ANIMAL:

Durante toda essa semana, cães e gatos serão vacinados contra a raiva em qualquer Posto de Saúde da Família do Município de Xique-Xique:

* Salvador Costa (Rua 01);
* Clodoaldo Magalhães (Pedrinhas);
* Alfredo Henrique (Centro);
* Francisco Marçal (BNH Novo);
* Délio Ledoux (BNH Velho).

Leve o Cartão de Vacina e não deixe que crianças levem os animais, a responsabilidade é do proprietário adulto para segurar durante a vacinação.
A raiva é uma infecção viral que pode matar.
Cães e gatos devem ser vacinados a partir dos três meses de idade e os animais vacinados pela primeira vez devem repetir a vacina após 30 dias. As fêmeas gestantes não devem ser vacinadas.
A saúde do seu animal e da comunidade onde reside depende de você, proprietário.

Quem ama, vacina!

Fonte: Ascom/PMXX


__________________________________________________________________________________

COPIXABA, BOA VISTA E MARRECA VELHA IRÃO RECEBER A UNIDADE MÓVEL DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES:

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, irá levar a Unidade Móvel do Centro de Referência da Mulher nos dias 16 e 18, aos povoados de Copixaba, Marreca Velha e Boa Vista. No dia 16/08, sexta-feira, a Unidade atenderá a todas as mulheres de Copixaba e povoados vizinhos a partir das 14:00h. No dia 18/08 segunda-feira atenderá ao povoado de Boa Vista às 08:00h e a partir das 14:00h, ao povoado de Marreca Velha.

O programa reúne serviços de acolhimento na “Unidade Móvel de Acolhimento a Mulher” que disponibiliza uma série de serviços como ações preventivas de combate a violência, apoio psicológico, jurídico, social e de saúde.
O atendimento multidisciplinar é composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública, permitindo, a orientação adequada e humanizada e principalmente, o acesso das mulheres que vivem na zona rural aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em situação de Violência.

Prefeitura Municipal de Xique-Xique – Nasce uma nova cidade

Fonte: Ascom/PMXX


__________________________________________________________________________________

XIQUE-XIQUE CAPACITARÁ PROFISSIONAIS PARA REALIZAR MUTIRÃO DA CIDADANIA:




Nesta terça-feira (11/08), Xique-Xique assumiu uma ação muito importante para garantir o acesso ao primeiro registro civil. O prefeito Dr. Alfredo Ricardo assinou o termo de adesão ao Compromisso Nacional pela Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Xique-Xique, junto a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, do Governo Federal.
Técnicos da SJCDH se reunirão em 15/08 com o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social e diversos seguimentos da administração municipal para tratar dos detalhes da adesão, do mutirão e sobre oficinas de capacitação para profissionais do município. Segundo o gestor Dr. Alfredo Ricardo, o Estado da Bahia está em 8º lugar no ranking brasileiro no número de pessoas sem registro e o município de Xique-Xique foi incluído no programa. “A participação das famílias é essencial, pois a certidão de nascimento é um documento fundamental para todo brasileiro, ressalta o gestor”.
O município criará todas as condições para que nenhuma criança fique sem a certidão de nascimento, e realizará ações de mapeamento, mobilização, fortalecimento e orientação sobre documentação básica.
Só com a certidão é possível ter a Carteira de Identidade (RG), o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a Carteira de Trabalho (CTPS), e são esses documentos que possibilitam, por exemplo, matrícula escolar e cadastramento em programas sociais.
O Compromisso Nacional pela Erradicação do Subregistro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica é uma ação conjunta entre a União, o Estado e o Município.

Fonte: Ascom/PMXX
 


__________________________________________________________________________________

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA COMUNICA:

A Secretaria de Educação e Cultura comunica a todos os alunos matriculados nos cursos Pronatec de Cozinha, Pescador Artesanal e Cuidador de Idosos, que as aulas iniciam na próxima terça-feira, 12/08 na Escola Esdras Rocha às 18:30h por motivo de 11/08 ser o Dia do Estudante.

Fonte: Ascom/PMXX
 






__________________________________________________________________________________

CAESA: COMPANHIA INDEPENDENTE DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO / SEMIÁRIDO .

Ações da Cipe/Semiárido em Xique-Xique: Polícia Militar da Bahia,14 de Agosto de 2014. Press-Release Cipe/ semiárido No 144.08.14 .

 Com o objetivo de apoiar o policiamento ordinário e devido os últimos acontecimentos que vem causando pânico a sociedade nesta cidade, a CIPE/Semiárido continua desenvolvendo suas ações no município de Xique-Xique, tendo como objetivo coibir ações delituosas no município. Foram empregadas 04 viaturas no período que compreende entre ás 18h00min e 22h00min, sendo que após o horário especificado anteriormente deu-se continuidade a operação com 01 viatura durante todo período noturno, realizando o policiamento preventivo, com montagem de Postos de controle de Trânsito (Pctrans) nos principais acessos da cidade, bem como rondas e abordagens nos bairros periféricos, abordagens a veículos,bares e a pessoas. Fatores determinantes no alcance de bons resultados, inibindo eventuais infratores que por ventura podem intentar contra ordem pública.
Valter Santos de Araújo – Ten Cel PM  (Comandante) .

FONTE: CONSEG XIQUE-XIQUE . 

___________________________________________________________________________________
NESTE SÁBADO AS 16:00 HS TEM SELEÇÃO MASTER DE XIQUE-XIQUE X MASTER DO BAHIA NO ESTÁDIO DR.HÉLCIO BESSA . 
Marcos de Olavo, Juninho, Marquinhos, Emo (Ex-Bahia) e Josa em amistoso de 2009 no estádio Dr. Hélcio Bessa em Xique-Xique .

Neste sábado a partir das 16:00 hs tem um grande amistoso futebolístico entre as Seleções Master de Xique-Xique e o time Master do Bahia no Estádio Dr. Hélcio Bessa em Xique-Xique. No dia 01/11/2009 a Seleção Baiana de futebol Masters se apresentou no Estádio Municipal Dr.Hélcio Bessa contra a Seleção Masters de Xique-Xique, o placar foi 2 X 0 para a Seleção Baiana. Jogadores como Emo, Naldinho, Hugo, Dico Maradona, Osmar, Zé Carlos e muitos outros craques deram uma "aula"de futebol e mesmo fora de forma pela idade mostraram que ainda tem talento e muita técnica. Confira fotos de alguns jogadores nesse amistoso de 2009 .

Fotos: Stheffany Rabelo .
Fonte: Xiquesampa .
___________________________________________________________________________________
 O Centro de Informática do bairro da Boa Vista permanece fechado:
O Centro de Informática do bairro da Boa Vista permanece fechado desde que a atual gestão assumiu a prefeitura, o prefeito Ricardo nunca tomou nenhuma providência, e isto está afetando milhares de jovens que precisa fazer as suas pesquisas escolares, no ano de 2013 o prefeito Dr. Ricardo prometeu construir novos centros de informática, e que iria abrir os que havia fechados, mas até agora nenhuma providência foi tomada pela atual gestão do Municipio de Xique-Xique, como se já não basta a saúde pública do município que não tem mas, uma gestão que, só promete e nada sai do papel, já se passou 1 ano e 7 meses e o prefeito nunca fez nada do que havia sido prometido na campanha para prefeito de Xique-Xique-Ba, e para a nossa tristeza a Educação vai de mal a pior em Xique-Xique, prefeito sem dar aumento de salário aos professores da rede municipal, jovens estão morrendo por causa de segurança pública que em Xique-Xique não tem, pessoas estão comedos de sair das suas casas por causa que não tem mas segurança que havia antes.

_________________________________________________________________________________

XIQUE-XIQUE TERÁ UMA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA .
                                                                               

Na foto Prefeito Ricardo Magalhães assinou o acordo em 25/08/2014.O aprimoramento das informações meteorológicas possibilita ao agricultor decisões mais precisas em todas etapas das atividades agrícolas, desde a preparação do solo até a colheita, armazenamento e transporte dos produtos, bem como o controle dos ambientes onde os animais são criados, ou adaptação das raças às condições do clima de cada região. A explicação foi prestada pelo secretário estadual da Agricultura, Jairo Carneiro, na tarde desta segunda-feira (25), ao assinar termo de acordo de cooperação técnica com o Instituto do Meio Ambiente/Instituto Nacional de Meteorologia (Inema/Inmet), e com as prefeituras de Jeremoabo, Pilão Arcado, Xique Xique, Brotas de Macaúbas, Macaúbas, Curaçá, Itamaraju e Formosa do Rio Preto, para instalação de oito Estações Meteorológicas Automáticas, pertencentes ao Inmet. A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Seagri, também participa da ação. Cada estação tem o custo médio de US$ 50 mil.

Para o grande público, o resultado mais conhecido da meteorologia é a previsão do tempo, divulgada diariamente pela mídia, mas esta área do conhecimento gera informações indispensáveis para o setor agrícola. “As estações meteorológicas são ferramentas fundamentais para o planejamento agrícola, aumentando as chances de sucesso e evitando perdas por adversidades climáticas”, considerou o secretário, informando que articulações estão sendo feitas pela Seagri e pela Casa Civil com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, do Ministério de Ciência e Tecnologia, para instalação de 237 estações meteorológicas em todos os municípios do semiárido baiano. Jairo Carneiro explicou que, seguindo orientação do governador Jaques Wagner, o objetivo da Seagri é fortalecer a parceria com o governo federal, visando a unificação das informações meteorológicas e avançar na espacialização das estações meteorológicas na Bahia, que tem mais de 60% do seu território na área do semiárido. Chefe do 4° Distrito de Meteorologia do Inmet, Itajacy Diniz Garrido destacou que “estamos implementando importante política pública que trará grandes benefícios, principalmente para a agricultura familiar”. Ele disse ainda que “este acordo de cooperação técnica marca o alinhamento das políticas públicas do governo federal no sentido de promover uma agropecuária forte na Bahia”.

Além do secretário Jairo Carneiro e do chefe do 4° Distrito de Meteorologia do Inmet, Itajacy Diniz Garrido, participaram do ato o diretor de agricultura da EBDA, Gilmar Bonfim, o superintendente de Política do Agronegócio, Geraldo Abbehusen, a coordenadora de Política Agrícola da Seagri, Kátia Lima, e prefeitos e secretários de agricultura dos municípios. O meteorologista do Inema, Heráclio Alves Araújo, fez uma apresentação, detalhando a operacionalidade das estações, e a importância da ampliação da rede de coleta de dados meteorológicos .

O que faz uma estação meteorológica: Uma estação meteorológica automática coleta, de minuto em minuto, as informações meteorológicas (temperatura, umidade, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade dos ventos, radiação solar) representativas da área em que está localizada. A cada hora, estes dados são integralizados e disponibilizados para serem transmitidos, via satélite ou telefonia celular, para a sede do Inmet, em Brasília. O conjunto dos dados recebidos é validado, através de um controle de qualidade e armazenado em um banco de dados. Além disto, os dados são disponibilizados gratuitamente, em tempo real, através do site www.inmet.gov.br/sonabra/maps/pg_automaticas.php, para a elaboração de previsão do tempo e dos produtos meteorológicos diversos de interesse de usuários setoriais e do público em geral e para uma vasta gama de aplicações em pesquisa em meteorologia, hidrologia e oceanografia.

FONTE: SEAGRI BA .

Rogerio Nogueira, Gisleine Magalhães, Lilian Magalhães, Prefeitura de Xique-Xique...